PTT-RADIO
                            Rio de Janeiro, Brasil


by: PY1IB

InícioPágina de Entrada no Site
PTT-RADIO
ArtigosNovo Artigo Conhecendo as Baterias, arquivo em pdf com 27 páginas
BlogsAcesse a Área de Blogs DownloadFaça o Download de Programas e Questões de Provas EventosPróximos Encontros FotosFotos de Eventos & Galeria de Fotos GridSaiba o seu Grid Locator LabresPágina para Acesso a Todas as Labres do Brasil
----------------------------
Labre RJ - Av Treze de Maio, 13 20º andar sala 2013, Centro
Tel 2215-3027
LegislaçãoCódigos e Principais Leis, Normas e Resoluções Relativas ao Radioamadorismo LinksPrincipais Links Relacionados ao "Hobby" QSLÚltimos Cartões QSLs Recebidos pela Estação PY1IB QuantosQuantos Radioamadores Somos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro RepetidorasRelação das Repetidoras em Funcionamento no Estado do Rio de Janeiro SimuladoQuestões das Matérias da Prova de Acesso ao COER, Simulado Online WebmailTela de Acesso ao Webmail do PTT-RADIO/GMail AnatelAcesse o Site da ANATEL
---------------------------
Praça XV de Novembro, 20
9 e 10 andar - Centro
CEP 20010-010 Rio de Janeiro, RJ
Tel 21 2105-1850
Xavier 21 2105-1878
Novo tel para reclamações 1331
RenerAcesse o Site da RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores ContatoAs Colaborações são Bem-Vindas. Envie-nos um e-mail

 

Quem foi Clemens Friedrich Gerke, por Denis Duvaux F4ABV

 

Na celebração de seu 200º aniversário em 22 de janeiro de 2001, um grande número de radioamadores tinham um ponto comum com ele, sem saber. Clemens Friedrich Gerke é o "reformador" do sistema da telegrafia “Morse”.

Desde 1851, gerações de operadores de rádio aprendiam o alfabeto telegráfico dele. Gerke separou os sinais de Morse que apresentavam problema, 11 letras e 9 números e os modificou ou os substituiu por novos.

O velho sistema de Morse tinha sinais de comprimento de tempo variável, o que causava enganos e eram de treinamento difícil, mas preservou a maioria dos sinais de Morse.


Friedrich Clemens Gerke
1801 - 1888


Samuel F B Morse

A base do sistema de Gerke é que um sinal longo dura o tempo de três sinais curtos e que todo sinal é único. O espaço entre palavras também foi revisado.

Gerke foi por anos inspetor da linha Hamburg/Cuxhaven de telégrafo ótico e percebeu as vantagens do sistema “elétrico” de transmissão e que isto serviria para conexão com barcos.

Gerke propôs seus serviços ao exército inglês e viveu por alguns anos no Canadá. Depois de três anos, ele comprou seu contrato e voltou a Hamburg.

Nesse período ele pode obter um excelente conhecimento da língua Inglesa, o que lhe permitia fazer traduções de trabalhos técnicos.

Em 1850, como não podia sobreviver apenas disto, ele trabalhava também com transmissões e ali é que ele transformou o velho alfabeto Morse em sua forma atual.

Este código “reformado” foi rapidamente adotado por todos os serviços de comunicações europeus.

Depois, em um congresso em Paris, foi proposto seu uso internacional.

Gerke morre em Hamburg em 1888.

A grande torre de comunicações de Cuxhaven leva seu nome e se encontra próxima de seu encantador chalé. 

voltar para o índice do artigo

 




Consulta Indicativo

Anatel
QRZ
HamCall

 
 

©  PY1IB  Rio de Janeiro - 2017